jueves, 28 de octubre de 2010

Padre da arquidiocese de Fortaleza é assassinado no interior do estado .

Ter, 26 de Outubro de 2010 09:57 cnbb .Mais um padre foi assassinado no Brasil. Trata-se do pároco da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fortaleza (CE), padre Josenir Morais Santana, 48 anos. O crime aconteceu na madrugada do dia 25, na cidade de São Luís do Curu (a 77 quilômetros da capital).

Segundo a Polícia Civil, o religioso foi atingido por um único disparo de arma de fogo quando trafegava em seu automóvel, após participar de uma festa na cidade de São Luiz do Curu. Ainda conforme a Polícia, a bala penetrou as costas do padre atingindo o coração. Ele perdeu o controle do automóvel, que derrubou uma placa de sinalização da BR-222 e, em seguida, chocou-se contra a cerca de outra residência.



De acordo com o assessor para Comunicação Social da arquidiocese de Fortaleza, padre Gilson Soares, o caso torna-se misterioso porque não foram identificadas marcas de tiro do lado de fora do carro. A suspeita é de que o disparo tenha sido efetuado enquanto o veículo estava parado no acostamento da BR-222. “Algumas pessoas informaram que viram o veículo as margem da BR, antes de descer até a cerca. Ele [o padre], provavelmente, após o disparo tentou sair do veículo para procurar socorro, mas não conseguiu. O carro desceu e atingiu a cerca”, explicou o perito criminal Ireudo Pereira, que esteve no local.



O corpo do padre foi trazido para Fortaleza e examinado na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel). Segundo o assessor, padre Gilson, o corpo do padre assassinado foi levado para a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi celebrada a missa de corpo presente. “Em seguida, trasladado para a capela do distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante (a 59 quilômetros de Fortaleza), no qual foi sepultado na manhã de hoje, 26”, explicou padre Gilson.



Ontem, 25, a arquidiocese de Fortaleza emitiu uma nota de pesar pelo assassinato do padre, afirmando que o religioso era conhecido por sua “simplicidade, sua alegria juvenil, e que conquistava a todos, mesmo os que se encontravam afastados da comunidade. Outras características marcantes de sua personalidade foram seu empenho sacerdotal, seu dinamismo e criatividade. Muito comunicativo sempre incentivava a comunidade a viver os ensinamentos de Jesus e seu amor com os mais pobres”.



O padre Josenir foi ordenado sacerdote em 1995, sendo nomeado, inicialmente, responsável pelas áreas pastorais de Pitombeiras e Tapera, em Aquiraz, onde passou seis anos e sete meses. Depois, nomeado para São Gonçalo.



Leia abaixo a íntegra da nota da arquidiocese de Fortaleza pelo assassinato do padre Josenir morais Santana.



Falecimento do padre Josenir Morais Santana

Foi encontrado morto, dentro do carro da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Conj. Alto Alegre, Fortaleza CE, da qual era pároco, na BR 222, km 77, nesta manhã, o Padre Josenir Morais Santana, 48 anos. Natural de Fortaleza, padre Josenir foi ordenado sacerdote em 01 de julho de 1995. Foi nomeado vigário paroquial responsável pelas áreas pastorais de Pitombeiras e Tapera, Região Episcopal Praia, em julho de 1995, onde passou seis anos e sete meses e pároco de São Gonçalo do Amarante, em 6 de abril de 2002, onde permaneceu por 8 anos. Em janeiro deste ano foi nomeado Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no conjunto Alto Alegre I, em Messejana.



Conhecido por sua simplicidade, sua alegria juvenil, conquistava a todos, mesmo os que se encontravam afastados da comunidade. Outras características marcantes de sua personalidade foram seu empenho sacerdotal, seu dinamismo e criatividade. Muito comunicativo sempre incentivava a comunidade a viver os ensinamentos de Jesus e seu amor com os mais pobres.



Seu corpo será velado nesta tarde na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conjunto Alto Alegre I, Messejana, onde haverá missa de corpo presente às 18 horas presidida pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Logo após a santa missa, o corpo seguirá para a Capela do distrito de Croatá, pertencente à Paróquia de São Gonçalo do Amarante, onde será sepultado amanhã às 8 horas.







25 de Outubro de 2010



Comunicação Social da

Arquidiocese de Fortaleza

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.